Com que idade levar as crianças à Bonito, Mato Grosso do Sul

Ainda que eu ache que crianças de qualquer idade podem ir a qualquer lugar do mundo, é verdade que existem determinados locais em que as crianças (e os adultos) vão aproveitar muito mais a partir de uma certa idade.

Bonito é um desses locais. Os passeios que você fará irão depender muito da idade das suas crianças. Se você tem filhos bem pequenos e quer aproveitar Bonito ao máximo, é melhor avaliar com atenção para definir se a hora de ir é mesmo agora, ou se vale a pena esperar eles crecerem um pouquinho mais antes de aproveitar alguns dias nesse paraíso do Pantanal brasileiro.

Então vem aqui que te explico certinho quais as melhores idades para levar as crianças para Bonito – e já adianto: tem passeio para todas as idades sim!


Todos os nossos posts sobre viagens no Brasil, vem conferir e partiu conhecer mais do nosso país:


.

.

Quais os principais tipos de passeio que há em Bonito?

Para falarmos em levar as crianças para Bonito, primeiro precisamos entender o tipo dos passeios que vamos fazer por lá, certo?

Ficamos 4 dias inteiros em Bonito, no feriado de Carnaval, e foi perfeito. Neste post conto tudo que você precisa saber para visitar Bonito num feriado, e aqui detalho todos os passeios que fizemos nesses 4 dias.

Então bora lá, em Bonito você vai encontrar esses tipos de atividades:

  • Balneários, como o Eco Park Porto da Ilha, Nascente Azul, Jardim Ecopark, Praia da Figueira, Refúgio da Barra, Estrela do Formoso e outros. Verdadeiros clubes à beira dos rios, os balneários, como o nome sugerem, são excelentes para crianças dos 0 aos 100. Contam com estrutura completa de restaurante, banheiros, vestiários e tudo mais que você precisa para passar o dia com seus pequenos. Fomos no Eco Parque Porto da Ilha e haviam muitas famílias com crianças pequenas, inclusive bebês de colo.

  • Flutuações, como o Rio da Prata e o Rio Sucuri, que arrisco dizer são os melhores passeios que há para fazer em Bonito. Afinal, flutuar por entre milhares de peixinhos nas águas transparentes do pantanal foi certamente uma das razões que te levou a ir a Bonito, não? Nestes passeios há limite mínimo de idade, alguns são 4 anos, outros 6, segue a leitura que explico com mais detalhes.

  • Trilhas e cachoeiras: fizemos a trilha da Boca da Onça, mas há outras, como a dos cânions do Rio Salobra. Estes passeios requerem idade mínima das crianças, mas além disso a criança precisa ter uma certa experiência em trilhas e capacidade física para os desafios, já que as trilhas podem ser longas e ter alguns trechos bem desafiantes para os pequenos.

.

.

  • Passeios contemplativos na natureza: que criança não vai amar brincar de explorador de cavernas, aventureiro na floresta ou desbravador de rios e matas? Diversos passeios em Bonito permitem, a crianças de qualquer idade, o contato direto com a natureza, a observação das aves – como no incrível Buraco das Araras– ou apreciar as formações naturais que parecem entalhadas por seres de outros planetas na Gruta de São Miguel ou as águas cristalinas e formações rochosas do cartão postal da cidade, a Gruta do Lago Azul.

  • Santuário de animais: o Bio Park, um abrigo de fauna silvestre e santuário para animais da região, que foram resgatados das mais diversas situações de abuso ou perderam seus pais, e não podem ser reintroduzidos na natureza.

  • Passeios radicais: Bonito oferece uma ampla seleção de passeios “radicais”, como rapel, mergulho de cilindo em caverna e por aí vai. Nesse caso, nem preciso dizer, além de observar a idade mínima estipulada por cada operador, o mais importante é respeitar os limites de cada criança, ou adolescente. O passeio mais famoso (que ainda não fiz, mas tá na lista para a próxima vez em Bonito), é o Abismo Anhumas.

.

.

Idades mínimas para os principais passeios em Bonito

.

Abaixo o compilado das idades mínimas para os principais passeios em Bonito, informações obtidas nos sites oficiais (links indicados abaixo) e atualizadas em agosto de 2024 – recomendo, antes de marcar sua viagem, conferir diretamente nos sites oficiais ou nas plataformas de venda de ingressos, para evitar desentendidos.

.

Rio da Prata – idade mínima: 6 anos

Como já falei no nosso post sobre os passeios que fizemos em Bonito, se tem um que não pode faltar, é a flutuação no Rio da Prata. Depois da caminhada pela mata ciliar, a flutuação é no Rio Olho D’Água, por 1,7 km até encontrar o Rio da Prata, onde continua por mais 600 metros, com suporte de barco. O almoço está incluído.

.

Nascente azul – idade mínima 4 anos

A aventura começa com uma trilha de aproximadamente 40 minutos pela mata ciliar até a nascente do Rio Bonito, que possui uma profundidade de 7 metros, com flutuação por um trecho de 300 metros. O local conta com uma área de lazer que inclui prainha com quiosques, o Aqualokko, uma cascata, além de um lago e piscina. Atividades adicionais incluem a Tirolesa do Adventure e o Mergulho no Museu Subaquático.

.

Aquário Natural – idade mínima: LIVRE

São cerca de 700 metros de caminhada pela mata ciliar até a nascente do Rio Baia Bonita, onde se inicia a flutuação por 800 metros. Este passeio é ideal para observar a variedade de peixes e plantas subaquáticas. No retorno, a trilha dos animais, com cerca de 1.000 metros, permite avistar aves e animais silvestres. Tem também tirolesa para os pequenos aventureiros!

.

.

Gruta do Lago Azul – idade mínima: 6 anos

Um dos passeios mais famosos de Bonito, e não é por menos. Uma trilha de 300 metros te leva até a entrada da Gruta do Lago Azul, onde 299 degraus te levam a contemplar as formações rochosas e o belíssimo Lago Azul. Dentro do lago, com mais de 90 metros de profundidade, encontram-se fósseis pré-históricos, incluindo dentes de tigre e ossos de preguiça gigante.

.

Grutas de São Miguel – idade mínima: 5 anos

Das grutas que visitamos, esta foi a que minhas filhas mais curtiram. A Gruta São Miguel é um passeio que começa com uma trilha por passarelas suspensas na altura da copa das árvores, que as crianças amam! A primeira para é num pequeno mirante, onde é possível ver o interior da caverna, e depois é possível entrar na caverna e caminhar por praticamente toda sua extensão. Por ser uma caverna seca, dá para explorar tranquilamente as formações de estalactites, estalagmites e travertinos.

.

Rio Sucuri – idade mínima: 4 anos

O passeio começa com o transporte até o início de uma trilha de 500 metros através da mata ciliar, levando às nascentes do Rio Sucuri, famoso por suas águas cristalinas e um dos mais lindos que visitamos nos 4 dias que passamos em Bonito. Durante a flutuação, há muita vegetação e inúmeros cardumes de peixes, ao longo de 1.800 metros rio abaixo. Há um barco de apoio disponível durante todo o trajeto.

.

.

Buraco das Araras – idade mínima: LIVRE

Um dos passeios que mais gostei em Bonito: o local é lindo, as aves são um espetáculo à parte, e a história do local é fascinante. A trilha é curtíssima, totalmente plana, acesso muito fácil, é o passeio que, qualquer que seja a idade das suas crianças ou a limitação física dos adultos ou idosos, vale a pena ser feito. O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo, com cerca de 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. Há duas plataformas de observação, onde é possível ver de perto essas incríveis formações geológicas e, claro, as centenas de araras vermelhas que dão nome ao local.

.

Abismo Anhumas – peso mínimo: 40 kg

Esse é um passeio que ainda não fiz em Bonito, mas ao menos eu já tenho o peso mínimo 😉 Antigamente era neccessário fazer rapel por 72 metros até chegar na plataforma flutuante; agora tá bem mais fácil pois há um rapel elétrico. Da plataforma começa o passeio de bote que explora lagos de águas cristalinas e formações geológicas únicas. Também há a opção de mergulhar, com roupa e calçado de neoprene, máscara e snorkel fornecidos.

.

Boca da Onça – idade mínima: LIVRE

Ficamos praticamente um dia inteiro no Boca da Onça e fizemos a trilha Adventure, que não tem idade mínima, mas tem 4km de extensão e 886 degraus só na parte final, então crianças menores (e os respectivos responsáveis 😅) podem sofrer um bocado. Além desta há a trilha Adventure, e outras menores, além de opção de rapel e receptivo com piscina, redário, museu, bar e restaurante.

.

.

Bio Park – idade mínima: LIVRE

O Bio Park é um espaço dedicado à fauna silvestre, aberto ao público para visitação. O parque foca na conservação e na educação ambiental, promovendo o bem-estar dos animais. Além disso, há uma fazendinha com mini animais, onde as crianças podem interagir com bichinhos de pequeno porte, como cabritos e galinhas.

.

Balenário Municipal – idade mínima: LIVRE

A apenas 6 km de Bonito, num dos trechos mais bonitos do Rio Formoso, é ideal para ver peixes de todas as cores e tamanhos nas águas cristalinas. O local oferece estacionamento, restaurante e quiosques com churrasqueiras.

.

Balenário Praia da Figueira – idade mínima: LIVRE

Um dos balneários mais famosos da região, com lagoa de águas cristalinas, passeio de caiaque ou pedalinho e um tirolesa para os mais aventureiros. Também dá para jogar vôlei de areia ou deixar as crianças se divertirem no toboágua e no parquinho.

.

.

Estância Mimosa – idade mínima: 3 anos

A caminhada de 2.800 metros pela mata ciliar do Rio Mimoso, entre árvores centenárias e animais silvestres, oferece vistas privilegiadas do cerrado e morraria da região. O passeio inclui paradas para banho em cachoeiras com piscinas naturais, plataforma para salto e um percurso de 500 metros de barco a remo. Paradas estratégicas oferecem vistas panorâmicas da Serra da Bodoquena e dizem que no receptivo é possível avistar jacarés.

.

Rio do Peixe – idade mínima: LIVRE

Uma trilha de 4,5 km na Fazenda Água Viva, onde se pode relaxar nas cachoeiras e piscinas naturais entre cardumes de peixes. Com uma trilha tranquila para crianças, sem limite de idade, o percurso inclui 9 paradas para banho em águas cristalinas. Destaque para a plataforma de salto na Cachoeira do Poção e duas tirolesas. O passeio termina com um delicioso almoço.

.

Lagoa Misteriosa – idade mínima: 5 anos

A trilha de 600 metros pela mata ao redor da dolina leva os visitantes ao mirante, onde se pode admirar a beleza da lagoa. Depois de uma escadaria de 179 degraus, começa a flutuação, em que é possível contemplar os dois abismos azuis no fundo da lagoa. Este passeio é sazonal, usualmente é possível realizar entre abril e início de outubro, com datas variáveis para abertura e fechamento. Além disso, é possível fazer mergulho com cilindro, neste ccaso a idade mínima é 10 anos.

.

pessas se banham em cachoeira em Bonito, MS, em balneário, programa perfeito para levar as crianças de qualquer idade

.

Gruta do Mimoso – idade mínima: 8 anos

Equipados com neoprene, máscara, snorkel e colete salva-vidas, os visitantes seguem por uma trilha de 300 metros até a entrada da caverna. Lá, descem uma escadaria de 78 degraus (dependendo do nível da água), chegando à área inundada da gruta. Aqui, inicia-se a flutuação, onde é possível apreciar as belas formações geológicas da Gruta do Mimoso.

.

Nascentes da Serra – idade mínima: 6 anos

Este refúgio natural apresenta águas de um azul cristalino. Durante o percurso de 620 metros, os visitantes podem observar várias espécies de peixes e uma rica vegetação subaquática. A atividade inclui apneia em determinados pontos e culmina com uma aventura aquática pelos rios Salobra e Nascente, em um passeio de cerca de 20 minutos.

.

Cachoeiras da Serra da Bodoquena – idade mínima: LIVRE

Um percurso de 2.500 metros onde o visitante pode aproveitar oito belas cachoeiras e piscinas naturais do Rio Betione. Inclui área para banho (balneário), tirolesa, quiosque/bar, quadra de vôlei de areia, caiaques e stand up paddle. Há também a opção de passeio de quadriciclo.

.

.

Parque das Cachoeiras – idade mínima: LIVRE

O atrativo possui 7 cachoeiras no Rio Mimoso, ao longo de uma trilha de 1.700m, cada uma mais encantadora que a outra, algumas ideais para contemplação e outras para banho. Conta com balneário e piscina de borda infinita.

.

Fazenda Ceita Corê – idade mínima: LIVRE

A Fazenda Ceita Corê promete um passeio incrível, com trilhas por passarelas e pontes suspensas, e diversas cachoeiras e piscinas naturais para se refrescar durante um percurso de 4 km em meio à mata ciliar. A nascente do Rio Chapeninha é um show à parte, com uma caverna subaquática de mais de 155 metros de profundidade. Tem também áreas de descanso, uma rede e até uma piscina com um lago e um deque que deixam o lugar ainda mais charmoso.

.

Passeio de quadriciclo – idade mínima: não especificada

Minhas filhas amam passeio de quadriciclo! Não conseguimos fazer esse em Bonito, mas foi muito recomendado e deve ser uma aventura e tanto. Não identifiquei idade mínima no site, logicamente para dirigir o quadriciclo a idade mínima é 18 anos. Eu achoque a partir de uns 5 ou 6 anos, dependendo da criança (e do motorista) já deve dar para encarar, mas é bom confirmar com a empresa responsável antes de marcar.

.

.

Recanto das águas – idade mínima: LIVRE

O Recanto das Águas, às margens do Rio Mimoso, tem uma trilha leve de 3 km, você encontra 8 pontos para banho e 3 mirantes para admirar a paisagem. O passeio inclui um divertido passeio de trator pela fazenda e um safari ecológico. E para quem gosta de relaxar, há piscinas climatizadas e uma área de lazer para as crianças.

.

Cânion do Rio Salobra – idade mínima: 7 anos

Este é um passeio que não fiz por não ter obtido informação a respeito; só descobri sua existência quando cheguei lá e aí não dava mais para incluir na nossa programação. Se suas crianças são grandinhas, a aventura pelo cânion do Rio Salobra parece imperdível. A trilha começa com uma caminhada em meio a uma mata preservada e segue por 7 km (ida e volta) ao lado de águas cristalinas e paredes de mais de 80 metros de altura. Ao longo do caminho, há várias paradas para banho em cenários de tirar o fôlego. A trilha é de dificuldade moderada e, em alguns pontos, é preciso caminhar pelo rio, então avalie bem se seu pequeno vai conseguir encarar o desafio.

.

Gruta Catedral – idade mínima: 5 anos

A Gruta Catedral é um passeio fascinante para quem gosta de história e natureza. Lá, você pode ver relíquias dos antigos moradores da região e observar detalhes dos animais empalhados no museu local. A caminhada começa com uma passarela suspensa e segue por uma trilha tranquila de 320 metros até a caverna. Dentro da gruta, você vai encontrar formações incríveis como estalactites, estalagmites, colunas e coraloides.

.

ATENÇÃO: por mais que nos esforçemos para trazer informações sempre precisas e atualizdas, pode ter havido mudança. Confirme as informações junto aos operadores locais antes de tomar qualquer decisão.

.

.

Com que idade levar as crianças para Bonito, no Mato Grosso do Sul

Já te dei todas as informações objetivas e oficiais dos principais passeios em Bonito, agora vou dar minha mais sincera opinião.

Bonito é um dos meus destinos de eco-turismo favoritos do Brasil, e não deixa nada a desejar para vários outros que conheci ao redor do mundo. Acho que qualquer visita à Bonito será incrível, com crianças de qualquer idade, e se a oportunidade que você tem para ir à Bonito é agora, simplesmente VÁ, tenha seus filhos alguns meses, 3 anos, 10 ou 16 anos. Sou da opinião que a melhor viagem é aquela realizada.

Mas a verdade é que não temos tempo, nem dinheiro irrestritos. A escolha de um destino implica abrir mão de inúmeros outros, e não sabemos as surpresas que a vida nos reserva.

Então, no meu modo de pensar, eu iria (e fui) para Bonito com minhas filhas a partir do momento em que elas tinham a idade mínima para os passeios de flutuação e, mais importante, demontravam conforto em utilizar o equipamento de snorkell, habilidade e confiança para nadar e flutuar por um longo período, e discernimento e responsabilidade para respeitar o ambiente específico das flutuações, principalmente não colocar o pé no chão.

Não basta a criança ter a idade mínima requerida para a flutuação – que é 4 ou 6 anos, dependendo do passeio. A criança tem que estar confiante em colocar a cabeça na água, ter capacidade de usar snorkel e entender que não pode por o pé no chão. Claro que varia de criança para criança, mas, na minha opinião, 8 anos é uma idade que já dá para realmente curtir o passeio.

.

.

Além disso, outro ponto importante é a habildiade física e familiaridade para fazer trilhas longas. Nesse ponto eu estava mais tranquila, pois já havíamos feito algumas trilhas longas em que elas mandaram muito bem, como a trilha de Preikestolen, na Noruega, algumas trilhas na Chapada dos Guimarães e no Parque Tayrona, na Colômbia.

Nossas filhas tinham 11 e 12 anos quando estivemos lá e puderam aproveitar muito. Eu considero Bonito um destino perfeito para crianças grandes e pré-adolescentes – para adolescentes não posso afirmar, pois ainda não cheguei nessa etapa, mas imagino que devam curtir muito, principalmente os passeios mais aventura que a região oferece.

.

.

Mapa das atrações em Bonito

Neste mapa, estão destacados todos os passeios que realizamos em 4 dias em Bonito, a pousada nota dez onde nos hospedamos (Pousada Olho d’Água), os restaurantes que apreciamos e outros pontos de interesse da região.

COMO USAR O MAPA:

  1. Clique no canto superior direito do mapa para abri-lo no Google Maps.
  2. No menu à esquerda, você encontrará a descrição dos diversos locais. Clique em cada um deles para obter informações detalhadas, incluindo links e endereços.

Para salvar o mapa na sua conta do Google Maps, basta clicar na estrela abaixo do nome do mapa.

Depois de salvo, para acessá-lo no seu telefone ou computador, abra o Google Maps, vá para o menu, selecione “Meus Lugares”, depois “Mapas”, e você encontrará o mapa listado entre os seus mapas salvos.

.

.

Nesse post explico como usar o Google MyMaps para planejar uma viagem.

.

Todos os nossos posts sobre viagens no Brasil, vem conferir e partiu conhecer mais do nosso país:

.

.
Ainda não garantiu seu seguro viagem? Clique aqui e já faça sua cotação.

Curtiu essas dicas? Então segue a gente:

Instagram @danae_explore 

Pinterest @danaeexplore 

Comentários ou dúvidas? Deixe seu comentário aqui ou, se preferir, lá nas redes sociais! Adoro conversar sobre viagens 😉

Agora depois desse monte de dicas show, SALVE ESSE PIN na sua conta do PINTEREST, para você encontrar esse post sobre qual a melhor idade para levar as crianças para Bonito sempre que precisar!

.

Compartilhe a postagem:

Postagens relacionadas