Tudo que você precisa saber para visitar Bonito num feriado

Quer visitar Bonito mas tem dúvida se dá para fazer num feriado? Vem comigo que te conto tudo que você precisa saber para finalmente realizar o sonho de conhecer Bonito, no Mato Grosso do Sul!

Localizado na região sul do pantanal brasileiro, Bonito (MS) propicia aquele mix de tranquilidade e aventura como poucos outros lugares conseguem oferecer. Tem rios cristalinos, cachoeiras, cavernas e grutas (secas e inundadas), dolinas, paredões rochosos, sem falar na fauna e flora do cerrado e Mata Atlântica (se te contar a quantidade de animais que avistamos, você vai achar que fizemos um safari!).

.


Todos os nossos posts sobre viagens no Brasil, vem conferir e partiu conhecer mais do nosso país:


.

.

Como fazer os passeios em Bonito (MS)

.

Bonito conta com uma das melhores estruturas de turismo do país, extremamente organizada e qualificada. É um daqueles lugares que não deixa nada a desejar a nenhum destino de ecoturismo do mundo. Então pode ficar tranquilo que perrengue por lá, você só passará se quiser.

.

Em Bonito todas as atrações são na zona rural e distantes umas das outras. É necessário ter seu próprio carro ou contratar serviço de van. As estradas para chegar nas atrações são de terra, porém todas em boas condições e conseguimos facilmente chegar com um carro econômico.

.

Todos os passeios são guiados, em pequenos grupos e com total atenção a normas de segurança e respeito ao meio ambiente. Siga integralmente as orientações de seu guia e respeite a máxima: deixe apenas pegadas, leve apenas memórias.

.

É imprescindível agendar todos os passeios com antecedência, com sua agência de confiança. Contamos com o apoio da Newland Viagens (não patrocinado)

.

Os passeios têm estrutura completa: banheiros, vestiários, wi-fi, lanchonete, em diversos há restaurante etc. Não conte, porém, com sinal de celular – ainda que em alguns locais houvesse sinal, é fraco e instável.

.

– Bonito é um ótimo destino para viajar com crianças, principalmente a partir dos 7 ou 8 anos de idade.

.

– Há muitos estrangeiros nos passeios, e boa parte dos guias é fluente em inglês e espanhol: não tenha medo de indicar Bonito aos amigos gringos. Nos passeios, encontramos alemães, franceses, norte-americanos e japoneses, todos encantados com as belezas de Bonito.

.

– Bonito é a cidade mais conhecida e com maior estrutura, porém as atrações usualmente atribuídas a Bonito se espalham por outras cidades da região, como Jardim e Bodoquena, no que é a chamada Serra da Bodoquena (que nosso guia explicou que de serra mesmo não tem nada).

.

.

Quando ir a Bonito, no Mato Grosso do Sul

Bonito pode ser visitado o ano todo.

Localizado no coração da região sul do Pantanal, em Bonito faz calor – muito calor – o ano todo. Pense em temperaturas máximas da ordem de 35ºC e mínimas que poucas vezes caem abaixo de 18ºC.

Nos meses de inverno (de maio a setembro), as temperaturas tendem a ser um pouco mais amenas, mas muito longe de ser frio. As mínimas caem, podendo chegar a 14ºC, mas o calor ainda reina durante o dia, então se prepare, leve chapéu, protetor solar e tudo o que levaria para uma viagem de verão.

O que muda ao longo do ano em Bonito é o regime de chuvas. No verão, principalmente de outubro a março, chove muito. Os meses de janeiro e fevereiro marcam o auge da temporada de chuvas. Já no inverno as chuvas dão uma trégua, mas ainda ocorrem.

Costuma-se recomendar visitar Bonito durante os meses de maio a setembro, na estação seca , quando os rios ficam mais cristalinos, a chuva não atrapalha os passeios e a fauna fica mais fácil de avistar.

Mas se você, como nós, não tem medo de chuva (😂) ou só tem a época de janeiro e fevereiro para viajar (🙋🏻) não pense duas vezes e vá para Bonito mesmo “fora da época ideal”, você não se arrependerá.

Nós fomos no Carnaval, em pleno mês de fevereiro, e foi perfeito. Foi a segunda vez que visitei Bonito no feriado de Carnaval e não me arrependo. Estava bem quente e nublado, porém chuva só houve uma noite, e não atrapalhou em nada nossos passeios.

.

.

Quanto tempo ficar em Bonito (MS)

Eita pergunta difícil de responder 😂 Por mim eu ficaria em Bonito por tempo indeterminado, até cansar de tanta beleza natural (ou a grana acabar, o que certamente ocorreria primeiro).

Brincadeiras a parte, em 4 dias dá para aproveitar os principais passeios de Bonito.

Se você tiver mais tempo, perfeito! Uma semana seria ótimo para conhecer as melhores atrações da região de Bonito e da Serra da Bodoquena. Basta olhar no post dos passeios que fizemos nos 4 dias que estivemos lá, no final tem mais uns outros dez passeios que eu gostaria de ter feito mas não tive tempo.

Mas em um feriado de 3 dias em Bonito dá para visitar e aproveitar MUITA coisa, dê uma olhada no que sugerimos e confira os detalhes de cada atividade para escolher suas preferidas. E você estiver viajando com crianças, vale a pena verificar a idade mínima de cada passeio, para definir quais os melhores passeios para fazer em Bonito com crianças.

Com só 2 dias para visitar Bonito, vai muito da sua situação específica, pois vai depender de como você chegará em Bonito: se vc está ali perto e não vai gastar muito tempo com deslocamento, VÁ, vá e aproveite ao máximo esses dois dias.

Na minha opinião, para nós que moramos em São Paulo, não vale a pena ir à Bonito em um fim de semana, ou num feriado de três dias, pois é bem demorado chegar até a cidade. Segue a leitura que explico melhor.

.

.

.

Como chegar em Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito fica a cerca de 260km do aeroporto de Campo Grande. 

Nós moramos em São Paulo e fomos em voo da TAM de Congonhas (CGH) a Campo Grande (CGR). Chegando lá, pegamos o carro e fomos direto a Bonito. Fizemos o trajeto em cerca de 3h30min. A estrada é pista simples, em bom estado, bem sinalizada e não há pedágios.

Portanto, além do tempo de voo em si, considere mais ao menos 4 horas para chegar do aeroporto à cidade. Dependendo do horário do seu voo e de quanto tempo você tem disponível para visitar a região, é possível incluir um passeio no dia da chegada ou da saída. Por exemplo, no dia da saída, fizemos o passeio da Boca da Onça pela manhã e fomos de lá direto à Campo Grande.

Há um aeroporto em Bonito (BYO), mas recebe poucos voos comerciais. Na época em que fomos haviam voos da Azul, na rota Bonito – Campinas, em dois dias por semana, e da GOL, partindo de Congonhas, uma vez por semana. É uma pena que os horários desses voos nunca coincidem com as datas que temos disponíveis, mas se para você der certo, vale muito a pena. Mesmo que o voo seja mais caro que aqueles com destino a Cmapo Grande, o tempo economizado e o custo com o deslocamento devem ser considerados na conta.

Para quem está fazendo uma roadtrip, Bonito fica a 350km de Corumbá (na fronteira com a Bolívia), 630 de Presidente Prudente (SP) e 650km de Rondonópolis (MT).

.

Como se locomover em Bonito e na Serra da Bodoquena

Como comentei acima, os passeios são todos na zona rural e distantes uns dos outros. É imprescindível que você tenha um carro, ou contrate serviço de transfer ou van, ou se junte a alguma excursão que inclua os translados de um passeio a outro.

Para ir aos passeios, após algum trecho pelas estradas pavimentadas, o restante é por estradas de terra batida – as que transitamos estavam em bom estado e nosso carro econômico (o mais barato disponível) fez tranquilamente todos os trajetos.

.

.

Onde se hospedar em Bonito, no Mato Grosso do Sul

Ficamos na linda Pousada Olho d’Água, uma pousada charmosa, com quarto de tamanho ótimo, colchão confortabilíssimo, piscina, um jardim delicioso e redes mais deliciosas ainda. Recomendo de olhos fechados. O único ponto negativo é que fica afastada do centrinho da cidade, então se você não estiver de carro, é uma boa caminhada, ou tem que pedir um taxi.

No centro de Bonito há inúmeras opções. Se o orçamento está tranquilo, tente a Pousada Arte da Natureza, uns amigos ficaram e simplesmente amaram. Numa faixa mais econômica, a Pousada Cheiro de Mato e a Pousada Papaya parecem ter um ótimo custo-benefício.

Agora se você é do time que adora um resort, o Zagaia Eco Resort é o melhor da cidade. Mas, se quer minha franca opinião, em Bonito é completamente desnecessário ficar em resort.

Se você precisar de hospedagem em Campo Grande para pegar voo de manhã cedinho (o que aconteceu conosco), ou caso seu voo pouse a noite e você tenha que pernoitar por lá antes de dirigir à Bonito, recomendo o Aeroporto Plaza Hotel – um hotel bem simples e justo, que fica exatamente em frente ao aeroporto de Campo Grande. É só atravessar a avenida que você já está no saguão de embarque do aeroporto.

Aproveite e confira disponibilidade e tarifas aqui:

 

.

O que fazer num feriado em Bonito, Mato Grosso do Sul

Essa programação tem um pouco de tudo que a região tem de melhor: flutuações, cavernas, trilhas e cachoeiras e foi o que fizemos num feriado de 4 dias em Bonito:

Dia 1: Flutuação no Rio da Prata & Buraco das Araras

Dia 2: Gruta do Lago Azul & Eco Park Porto da Ilha com passeio de bote no Rio Formoso

Dia 3: Grutas de São Miguel & flutuação no Rio Sucuri (pode ser substituída pelo Aquário Natural ou a Nascente Azul)

Dia 4: Trilha adventure no Boca da Onça

A ordem dos dias pode ser alterada conforme for melhor para você.

Neste post eu conto em detalhes cada um desses passeios, com nossa opinião sobre o que tem de especial neles, e sugestões de outros passeios, confira!

.

.

Mapa das atrações

Nesse mapa estão marcados todos os passeios que fizemos, a pousda que nos hospedamos, os restaurantes que curtimos e outros pontos de interesse na região.

COMO USAR O MAPA: Ao clicar no canto superior direito do mapa, ele abrirá no Google Maps e você encontrará, no menu a esquerda, a descrição dos diversos locais; clicando em cada uma, há informações e detalhes, como links e endereços.

Para salvar o mapa na sua conta do Google Maps, basta clicar na estrela logo abaixodo nome do mapa.

Uma vez salvo, quando quiser acessá-lo no seu telefone ou computador, abra o Google Maps, no botão de menu, vá para “Meus Lugares”, selecione “Mapas” e você o encontrará listado entre os seus mapas salvos.

.

.

Nesse post explico como usar o Google MyMaps para planejar uma viagem, vale a pena conhecer!

.

Onde comer em Bonito, Mato Grosso do Sul

.

Não perca o Restaurante Juanita – a pedida lá é o pacu na brasa, simplesmente divino. Vale a pena aguardar se tiver espera.

Numa das noites fomos ao Pantanal Grill e a comida estava deliciosa.

Para uma refeição rápida, quando passamos pela cidade entre um passeio e outro, paramos no Quintal Pantaneiro, um por quilo no melhor estilo BBB – bom, bonito e barato.

Para pizzas, fomos na Zapi Zen Pizzaria e na Pizzaria Venus, gostei mais da segunda, mas a primeira é bem movimentada, com umas mesinhas na calçada bem agradáveis

A Casa do João também é muito recomendada, mas quando tentamos ir lá a fila estava muito grande e as crianças com muita fome, não teve como encarar a espera.

.

Todos os nossos posts sobre viagens no Brasil, vem conferir e partiu conhecer mais do nosso país:

.

.

Curtiu essas dicas? Então segue a gente:

Instagram @danae_explore 

Pinterest @danaeexplore 

Comentários ou dúvidas? Deixe seu comentário aqui ou, se preferir, lá nas redes sociais! Adoro conversar sobre viagens 😉

Agora depois desse monte de dicas show, SALVE ESSE PIN na sua conta do PINTEREST, para você encontrar esse post com tudo que você precisa saber para visitar Bonito, no Mato Grosso do Sul, sempre que precisar!

Compartilhe a postagem:

Postagens relacionadas