Ronda foi paixão à primeira vista! Neste post te conto por que essa cidadezinha na Europa conquistou nossos corações e tudo que você pode fazer por lá; te garanto que será uma das etapas mais gostosas de sua viagem pelo sul da Espanha.
Construída a beira dos penhascos do cânion do rio Guadalevín, que atravessa o centro da cidade, Ronda é repleta de casinhas brancas que parecem se equilibrar perigosamente nas bordas do penhasco e desafiar a vertigem de seus moradores e visitantes, e pontuada por igrejas que misturam influências arquitetônicas e te fazem lembrar que o mundo árabe está logo ali.
Considerada uma das “cidades brancas” (pueblos blancos) da Andalucia, Ronda foi a primeira cidade que visitamos em nossa viagem de 10 dias pela Andalucia, no sul da Espanha, que incluiu também Granada, Córdoba e Sevilha.
.
Todos os nossos posts sobre a Espanha, para te inspirar e ajudar na sua viagem:
.
.
Neste post, você vai encontrar:
ToggleOnde fica e como chegar em Ronda
Ronda está localizada na província de Málaga, na região da Andaluzia, sul da Espanha, próxima de cidades importantes da região, como Sevilha e Málaga, e também a curta distância de Gibraltar.
Nós incluimos Ronda em nosso roadtrip de 10 dias pela Andalusia, alugamos o carro em Sevilha e fomos de lá direto à Ronda, são cerca de 130km, facilmente cobertos em 1h45 de carro. Depois, fomos de Ronda à Granada, são 180 km em cerca de 2 horas de carro.
Há diversos estacionamentos na cidade, mas lembre-se de que, devido ao seu charme histórico, as ruas podem ser estreitas e complicadas para estacionar, principalmente na área central da cidade. Se estiver, como nós, fazendo uma roadtrip, procure uma hospedagem que tenha estacionamento.
As estradas na região são ótimas, rande parte de pista dupla, muito bem conservadas e sinalizadas e sem pedágios. Dirige-se do lado direito da pista (igual ao Brasil). Não tivemos nenhuma intercorrência, nem nenhum problema, durante toda a viagem.
Ronda possui uma estação de ônibus que conecta a cidade a outras importantes cidades da Andaluzia, como Sevilha, Granada e Málaga. A empresa de ônibus que opera na região é a Avanza Grupo, e os bilhetes podem ser adquiridos online; eu gosto do site Rome2Rio para pesquisar trajetos de transporte público e identificar os nomes e links dos operadores das linhas.
.
.
O que fazer em Ronda, Espanha
Antes de mais nada, preciso te dizer que Ronda é uma cidade para ser curtida com calma. Logicamente, você pode visitá-la num daytrip, ou só fazer uma parada rapidinha e seguir viagem a outros destinos na região, mas se conseguir, reserve ao menos um dia inteiro para curtir a cidade. Você não irá se arrepender, estou segura disso. Foi o que fizemos: reservamos uma noite de nossa roadtrip de dez dias pela Andalucia para pernoitar em Ronda.
O cartão postal de Ronda é a Puente Nueva, a ponte que atravessa o cânion do rio Guadalevín, bem no centro da cidade. É uma ponte lindíssima, numa localização geográfica de cair o queixo. Apesar do nome, a Ponte Nueva foi finalizada em 1793 e representou um feito arquitetônico impressionante na época.
Mas as fotos mais bonitas da ponte você vai conseguir de longe dela, mais abaixo, em alguns dos diversos miradores (ou mirantes) da cidade.
Em Ronda, não deixe de caminhar e visitar o máximo de mirantes que conseguir. É simples, fácil e não custa nada! Começe caminhando pelas ruas que acompanham as bordas do cânion, te garanto que haverá diversas paradas estratégicas para fotos, cafés e sorvetes. Essa integração entre cidade e cânion é algo único, que por si só já vale a visita à cidade.
Alguns dos mirantes que fomos, todos bem fáceis de chegar a partir da Puente Nueva: Mirador de Ronda, Mirador Puente Nuevo, Mirador de Aves, Mirador de los Viajeros Romanticos, Mirador de Maria Auxiliadora, Mirador del Viento, Mirador La Hoya del Tajo (este último foi o único que fomos de carro, mas dá para ir a pé do centro, é cerca de 1km de caminhada).
Os melhores mirantes para fotos da Ponte Nova são o Mirador La Hoya del Tajo e o Mirador Puente Nuevo.
Além da Puente Nova, há a Puente Vieja (ponte antiga), bem menor e menos imponente, mas nem por isso menos bela. Foi concluída em 1616 e permite apenas a passagem de pedestres.
.
.
Como não poderia deixar de ser, há diversas igrejas na cidade, e vale a pena conhecer ao menos algumas delas – mesmo que não seja devoto, são igrejas belíssimas e ricas em história.
- Igreja de Santa María la Mayor: localizada no coração do centro histórico de Ronda, é uma das mais importantes da cidade. Construída sobre os restos de uma antiga mesquita, combina estilos gótico, renascentista e barroco em sua arquitetura.
- Igreja de Nuestra Señora del Socorro: situada perto da Plaza del Socorro, esta igreja barroca é conhecida por sua fachada impressionante e belos interiores. Vale a pena subir no campanário para uma bela vista panorâmica da cidade.
- Igreja de Padre Jesús: esta pequena igreja, localizada perto da Puente Nueva, é famosa por abrigar a imagem de Padre Jesús Nazareno, que é venerada durante a Semana Santa em Ronda.
- Igreja de la Merced: foi construída no século XVI e seu interior é belíssimo.
- Igreja de San Sebastián: uma das igrejas mais antigas de Ronda, também do século XVI, localizada perto da Puente Vieja.
.
Vale também conhecer a Plaza de Toros de Ronda, fica na região central, próxima à Puente Nueva.
O Palácio de Mondragón, próximo a Igreja de Santa María la Mayor, é uma belíssima casa histórica, com jardins lindos, que abriga o Museu Municipal de Ronda, conta a história da cidade e vale alguns minutos da visita.
Enfim, Ronda é um lugar que te convida a caminhar por horas pelas ruelas, apreciando a paisagem, seja do cânion, seja do vale, a arquitetura, as inúmeras igrejas e edifícios histórias. Uma ótima alternativa para fugir das multidões de turistas que assolam o sul da Espanha a qualquer época do ano.
.
.
Onde ficar em Ronda
Ronda é uma cidade pequena, recomendo se hospedar na região central. É uma cidade agradável para passear, dá para fazer todos os passeios a pé, aproveitar os bares, restaurantes e lojinhas – nosso carro ficou o tempo todo na garagem, só o usamos no dia que estávamos de partida, quando fomos ao Mirador La Hoya del Tajo já no nosso caminho à Granada.
Ficamos hospedados em um Airbnb muito bom, na região central da cidade (infelizmente não está mais listado para aluguel), mas se você prefere ficar em hotéis ou pousadas, não faltam opções – se eu pudesse escolher três, seriam as seguintes:
- Catalonia Ronda: ótima localização e uma vista imbatível da piscina e bar no roof-top
- Hotel Ronda Nuevo, bem localizado, no centro histórico da cidade
- Casa Palacio VillaZambra, numa casa histórica, bem na beira do cânion
- Se você prefere maiores e mais novos, com mais estrutura e uma boa piscina, o Catalonia Reina Victoria parece uma ótima opção.
.
Se você não quiser se hospedar nenhuma noite por lá (mas eu te aconselho fortemente a ficar pelo menos uma noite), dá para conhecer Ronda como day-tour a partir de Sevilha ou de Granada.
Confira a disponibilidade dos hotéis e tarifas aqui:
.
Onde comer em Ronda
Ronda tem diversas opções de culinária local e mediterrânea em geral. Achamos os preços razoáveis para padrões europeus, um pouco mais baixos do que encontramos nas outras cidades da nossa viagem pela Andalusia.
Almoçamos no Mesón Carmen de la Ronda, próximo a Plaza Duquesa de Parcent, sentamos em mesinhas dispostas na praça, foi uma delícia. À noite, jantamos no Michelangelo Pizza, próximo a Plaza del Socorro, uma das melhores pizzas que comemos na viagem.
.
.
.
Roteiro detalhado da nossa viagem à Espanha
Nesse mapa tem tudo que fizemos em nossa viagem de 10 dias pelo Sul da Espanha: clique nos pontos marcados para ver detalhes de cada lugar; dê zoom no mapa se necessário, arraste para um lado ou para outro. No mapa existem diferentes camadas, com cores diferentes, uma para cada área que visitamos. Você pode escolher quais camadas visualizar selecionando-as no check-box correspondente. A linha azul é a rota que percorremos de carro.
No ícone do canto esquerdo superior você acessa o menu do mapa, com todas as camadas e legendas, e se quiser salvar na sua conta do Google Maps, é só clicar na estrela ao lado do nome do mapa. Para acessá-lo no seu telefone ou computador, abra o Google Maps, toque no botão de menu, vá para “Meus Lugares”, selecione “Mapas” e você encontrará este mapa listado entre os seus mapas salvos.
.
.
Outros posts sobre viagens na Europa
- É caro viajar na Noruega? Estratégias simples para reduzir o custo de conhecer um dos países mais lindos do mundo
- Preikestolen com crianças – como é fazer a trilha mais linda da Noruega
- O que fazer na Noruega em 12 dias – e sugestões de roteiro para 7, 10, 15 ou 20 dias
- 5 cidadezinhas imperdíveis na Europa
- O que fazer em 2 ou 3 dias em Atenas
- O melhor roteiro para uma road-trip de 15 dias pela Grécia continental
- 10 dias na Andalucia – Nosso roteiro pelo sul da Espanha
- O que fazer em 2 dias em Granada, Espanha
- Ronda, a cidade mais charmosa do Sul da Espanha
- Kotor, Montenegro: o que fazer, onde ficar, quando ir e muito mais
- Mostar – o que fazer na mais charmosa cidade da Bosnia Herzegovina
- Roteiro de 20 dias pelos Balcans, no leste europeu – Sérvia, Montenegro, Croácia e Bósnia-Herzegovina
- Uma semana nos Açores – roteiro completo com ilhas de São Miguel, Pico e Terceira
- Ilha de São Miguel – tudo que você precisa saber para visitar a maior ilha dos Açores
- Ilha do Pico – guia completo para visitar a ilha mais pitoresca dos Açores
.
Ainda não garantiu seu seguro viagem? Clique aqui e já faça sua cotação.
E chip de celular: eu tenho usado o chip virtual da AIRALO – se quiser testar, na sua primeira compra use o cupom DANAE2375 que você ganha US$3 (e eu também 🍻)
.
Curtiu essas dicas? Então segue a gente:
Instagram @danae_explore
Pinterest @danaeexplore
Comentários ou dúvidas? Deixe seu comentário aqui ou, se preferir, lá nas redes sociais! Adoro conversar sobre viagens 😉
Agora depois desse monte de dicas show, SALVE ESSE PIN na sua conta do PINTEREST, para você encontrar esse post com o que fazer em Ronda, a cidade mais linda do sul da Espanha, sempre que precisar!