Se você procura algo fora do óbvio na Europa, mas não quer abrir mão do que o continente oferece de melhor – gastronomia espetacular, vilarejos históricos prá lá de charmosos, cultura, povo acolhedor e paisagens naturais deslumbrantes – e ainda por cima sem gastar horrores, que tal conhecer Açores?
Em pleno Oceano Atlântico Norte, a cerca de 1400km em linha reta do continente europeu, o arquipélago português de Açores é composto por 9 ilhas vulcânicas: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Flores, Graciosa, Santa María e Corvo
Nessa viagem, visitamos as ilhas de São Miguel, Pico e Terceira em uma semana, vem comigo que te explico!
.
Todos os nossos posts sobre Portugal, para te inspirar e ajudar a planejar sua viagem:
.
.
Neste post, você vai encontrar:
ToggleQuais ilhas visitar nos Açores?
Pergunta de milhões 😂
Minha resposta seria TODAS, mas se você, assim como eu, não tem tempo nem dinheiro ilimitado, terá que fazer escolhas e visitar apenas algumas ilhas.
Tínhamos apenas uma semana e optamos pelas seguintes ilhas:
1a. Ilha de São Miguel: é a maior ilha e a que tem melhor estrutura, mais atrações e melhores conexões aéreas. Vale muito a pena conhecer! Recomendo incluir São Miguel em qualquer roteiro pelos Açores.
2a. Ilha Terceira: durante séculos, foi a principal ilha dos Açores e sua maior cidade, Angra do Heroismo, é patrimônio da UNESCO. A ilha conta com algumas paisagens naturais incríveis e também tem ótimas conexões aéreas com o continente.
3a. ilha a ser visitada: aqui a decisão foi mais difícil. Pico, São Jorge e Flores estavam no alto de nossa lista. Escolhemos a Ilha do Pico pela paisagem natural pitoresca, e pela viabilidade de encaixar os voos inter-ilhas de forma a otimizar nosso tempo no arquipélago.
Aliás, para nós definirmos quais ilhas visitar, e em que ordem, a disponibilidade de voos foi fator crucial. Adiante comento mais sobre isso.
Sete dias foi na medida para visitar essas três ilhas. Se tivéssemos um dia a mais, poderíamos ter ficado mais tempo na Ilha de São Miguel, ou ido a Faial de barco a partir da Ilha do Pico.
Com uns dez dias, e um bom planejamento do transporte inter-ilhas, imagino que dê para visitar 4 ou 5 ilhas. Muitas delas são bem pequenas e em um dia, um dia e meio, é possível conhecer os principais pontos de interesse.
Agora, se você tiver com tempo irrestrito, dizem que em um mês dá para conhecer todas as ilhas com a calma e dedicação que elas merecem – tenho certeza que atividades para te manter ocupado durante esse período não faltarão.
.
.
Onde fica Açores e como chegar
Açores fica no meio do Oceano Atlântico norte, a cerca de 1400km do continente europeu e 3300km da costa leste do Canadá. É parte da cadeia Dorsal Média Atlântica
As principais ilhas dos Açores são São Miguel e Terceira, e ambas são atendidas por voos tanto da Europa (principalmente de Portugal), quanto dos EUA.
Chegamos em Açores com um voo lowcost da Ryanair a partir de Lisboa, e voltamos ao continente a partir da Ilha Terceira, voando SATA (a companhia aérea dos Açores) para Porto. Na época que pesquisei, essas eram as únicas ilhas com voos direto a Portugal.
Dica: ao organizar a visita as ilhas, a primeira e última a serem visitadas devem ser ilhas com conexão direta ao continente, para otimizar seu tempo e, possivelmente, seu $$$. Provavelmente essas ilhas serão São Miguel e Terceira, mas pesquise ao fazer seu planejamento, pois a malha aérea sempre sofre modificações.
Há também voos dessas ilhas à Ilha da Madeira, outra incrível ilha portuguesa que vale a visita. Ainda não a conheço, mas sempre ouço excelentes referências.
.
.
Como se locomover entre as ilhas dos Açores
As 9 ilhas dos Açores são divididas em 3 grupos:
- oriental: Ilhas de São Miguel e Santa Maria;
- central: Ilhas Terceira, São Jorge, Faial, Pico e Graciosa; e
- ocidental: Ilhas de Flores e Corvo.
.
Mas não se engane: as ilhas são beeeem longe umas das outras. Somente Pico e Faial são relativamente próximas.
Há linhas regulares de barco entre as ilhas do grupo central em boa parte do ano, e de alguma delas a São Miguel. No site da Atlantico Line você encontra todas as informações, horários e tarifas.
A melhor forma de se locomover entre as ilhas é de avião.
Todas as ilhas tem aeroporto e os voos inter-ilhas são operados pela SATA, em aviões turboélice.
Os voos que pegamos das ilhas ao continente foram em jatos Airbus e Boeing.
Pesquise no site da SATA, ou no Google Flights os voos entre ilhas disponíveis, brinque com as datas e ordem das ilhas que você pretende conhecer, até chegar numa combinação que lhe atenda.
.
.
Como se locomover dentro de cada ilha dos Açores
Alugue um carro! As atrações nas ilhas dos Açores são afastadas umas das outras e a melhor forma de aproveitar seu tempo é tendo seu próprio carro.
É super tranquilo dirigir nas ilhas, as estradas são boas, todas em pista simples, bem sinalizadas. O Google Maps ou Waze te leva a todos os lugares, sem erro.
Na Ilha de São Miguel, alugamos o carro na Sixt, na Ilha do Pico e na Ilha Terceira na Europcar. Todas as locadoras tem o guichê dentro dos aeroportos (que por sinal, são bem pequenos) e os carros ficam parados no estacionamento do aeroporto, tudo muito simples e rápido.
Para a Ilha do Pico, como iríamos ficar apenas 24hs na ilha, avaliamos em pegar tours guiados, para evitar os trâmites de retirada e devolução do carro. Acabou não dando certo pelo horário de chegada e saída dos voos, e no final foi realmente melhor termos alugado carro: conseguimos explorar a ilha muito mais e com mais flexibilidade do que faríamos caso houvessemos optado por um tour.
.
.
Nosso roteiro de uma semana nos Açores
Nessa viagem de uma semana nos Açores, nós visitamos 3 ilhas, seguindo esse roteiro:
Dia 1️⃣ 10:45am Vôo Lisboa – Ponta Delgada (Ilha de São Miguel)
Dia 2️⃣ Ilha de São Miguel
Dia 3️⃣ Ilha de São Miguel
Dia 4️⃣ 7:30 am vôo SATA Ponta Delgada – Ilha do Pico
Dia 5️⃣ 10:30 am vôo SATA Ilha do Pico – Ilha Terceira
Dia 6️⃣ Ilha Terceira
Dia 7️⃣ Ilha Terceira
Dia 8️⃣ 11:00am vôo SATA Ilha Terceira – Porto
Neste post conto em detalhes nossos dias na Ilha de São Miguel: o que fazer, o que mais gostamos, o que não conseguimos ver e outras dicas.
Neste post aqui tem nossa experiência na Ilha Terceira: conto o que fizemos, o que gostamos e não gostamos, e que faríamos diferente.
E por fim, o post com tudo que você precisa saber da Ilha do Pico – já adianto: não perca a visita às vinícolas mais pitorescas que você jamais pensou um dia conhecer!
.
.
.
Onde se hospedar nos Açores
Nos posts em que falo de cada ilha coloco as outras opçoes de hospedagem que pesquisamos, mas aqui vão as que escolhemos:
Onde ficar em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel
Para nossa primeira parada nos Açores, nos hospedamos na capital da Ilha de São Miguel e maior cidade do arquipélago, Ponta Delgada. Escolhemos o Vila Gale Collection Sao Miguel, com localização perfeita na praça Campo de São Franciso, em frente ao Forte de São Brás – e ainda tivemos um upgrade para um quarto com vista para o Forte e o mar. Foi a hospedagem mais cara da viagem, mas valeu muito a pena: quarto grande e confortável, café da manhã gostoso e localização imbatível.
Onde ficar na Ilha do Pico
Ficamos na região da Madalena, a maior “cidade” da Ilha do Pico, no Porto Velho Boutique Hostel. A Ilha do Pico é tem poucas opções de hospedagem, quando comparada com as outras ilhas que visitamos, e nossa escolha foi movida pela localização: o hostel fica bem no centrinho da cidade, a poucos metros de restaurantes e lojinhas. O quarto era simples, porém limpo e agradável, com vista lateral para o cais. Ótimo custo benefício.
Onde ficar na Ilha Terceira
Nossa hospedagem foi na charmosíssima Angra do Heroísmo, cidade patrimônio da UNESCO, com toda a estrutura típica de qualquer destino com esse selo. Escolhemos a BayView House, uma casa de 2 quartos, que hospeda até 5 pessoas tranquilamente, e, novamente, localização perfeita, a poucos metros da marina da cidade e da Igreja da Misericórdia.
.
.
Clima e quando ir a Açores
O clima nos Açores é bastante instável. Como nos disse um guia em um passeio: “se não estás contente com o tempo nos Açores, aguarde meia hora.” É a mais pura verdade! Venha preparado para tudo – até neve subindo o Pico você poderá encontrar!
A temperatura não varia muito ao longo do ano – de 15ºC a 25ºC é o que você provavelmente irá pegar o tempo todo. Chove muito e venta horrores, o que pode fazer a sensação térmica cair. Capa de chuva e sapato impermeável são essenciais.
Fomos no início de abril, pegamos um pouco de chuva praticamente todos os dias, alguns dias choveu mais, outros menos. Mas todos os dias também tiveram diversos momentos com sol, outros momentos com tempo nublado, e quase sempre muito vento.
.
.
O que levar na mala para Açores
Açores é um destino focado na natureza. Traga roupas confortáveis e apropriadas para as intempéries.
Para uma semana por lá, minha mala de mão (só viajo com mala de mão) foi com:
- 1 legging
- 1 calça jeans
- 5 camisetas (3 delas dry-fit – minhas preferidas para esse tipo de viagem)
- 1 cardigan
- 1 casaco leve de down UNQL
- 1 capa de chuva
- 1 echarpe
- Meias e underware
- 2 pijamas
- 1 maiô
- 1 chinelo
- 1 tênis esportivo
- itens de toalete (em embalagens de até 100ml, sempre)
.
Se fosse verão, eu teria incluído um shorts/bermuda, o restante teria seria absolutamente igual.
Na Ilha Terceira, ficamos em um Airbnb com máquina de lavar roupas, aproveitei para lavar tudo (principalmente pois depois dos Açores a viagem continuou por mais outra semana no Douro, e a mala era a mesma). Mas na real, se a viagem se resumisse aos Açores, a máquina de lavar nem teria sido necessária: é muito fácil lavar as camisetas dry-fit na pia, e secam rapidinho.
Confira aqui mais dicas para viajar só com mala de mão.
.
Mapa com itinerário da viagem aos Açores
Aqui está o mapa do Google MyMaps, com nosso roteiro detalhado, é só clicar e salvar na sua conta do Google. Quando você for por planejar sua próxima viagem aos Açores, já sabe por onde começar 😉
Nesse post explico como usar o Google MyMaps para planejar uma viagem, é um recurso muito bom, vale a pena conhecer!
.
.
.
Todos os nossos posts sobre Portugal, para te inspirar e ajudar a planejar sua viagem:
.
E aqui os nossos posts sobre outros destinos na Europa, vem conferir!
- O que fazer na Noruega em 12 dias – e sugestões de roteiro para 7, 10, 15 ou 20 dias
- É caro viajar na Noruega? Estratégias simples para reduzir o custo de conhecer um dos países mais lindos do mundo
- Preikestolen com crianças – como é fazer a trilha mais linda da Noruega
- 5 cidadezinhas imperdíveis na Europa
- O que fazer em 2 ou 3 dias em Atenas
- O melhor roteiro para uma road-trip de 15 dias pela Grécia continental
- 10 dias na Andalucia – Nosso roteiro pelo sul da Espanha
- O que fazer em 2 dias em Granada, Espanha
- Ronda, a cidade mais charmosa do Sul da Espanha
- Kotor, Montenegro: o que fazer, onde ficar, quando ir e muito mais
- Mostar – o que fazer na mais charmosa cidade da Bosnia Herzegovina
- Roteiro de 20 dias pelos Balcans, no leste europeu – Sérvia, Montenegro, Croácia e Bósnia-Herzegovina
.
Ainda não garantiu seu seguro viagem? Clique aqui e já faça sua cotação.
Curtiu essas dicas? Então segue a gente:
Instagram @danae_explore
Pinterest @danaeexplore
Comentários ou dúvidas? Deixe seu comentário aqui ou, se preferir, lá nas redes sociais! Adoro conversar sobre viagens 😉
Agora depois desse monte de dicas show, SALVE ESSE PIN na sua conta do PINTEREST, para você achar esse post sobre com o roteiro de uma semana pelos Açores, sempre que precisar!