Já vou avisando: visitar Lençóis Maranhenses não é para qualquer um.
Se você está planejando ir a Lençóis, saiba que, depois de passar uns dias por lá, você ficará tão apaixonado pelo lugar, tão fascinado pela beleza das dunas e lagoas, pela hospitalidade dos moradores e pelo clima rústico do local, que vai voltar para sua cidade e passar os dias olhando pela janela e pensando “bem que eu poderia estar em Lençóis”. Todo feriado que se aproximar você vai pensar “será que rola ir a Lençóis?”. Toda praia que você visitar será, inevitavelmente, comparada com Lençóis (que nem praia é). Todo por-do-sol parecerá sem graça perto daqueles vivenciados em Lençóis. Ao menos, foi isso o que aconteceu comigo.
Se você está disposto a passar por essa ressaca de viagem, então partiu Lençóis!
Nesse post conto tudo que você precisa saber para transformar seu sonho de conhecer Lençóis Maranhenses em realidade, vem comigo!
Todos os nossos posts sobre viagens no Brasil, vem conferir e partiu conhecer mais do nosso país:
- Amazônia Brasileira – Como conhecer a floresta em Novo Airão
- O que fazer em Alter do Chão, Pará
- O que fazer na Chapada dos Guimaraes, Mato Grosso
- Os melhores passeios para fazer Bonito em um feriado de 4 dias
- Tudo que você precisa saber para visitar Bonito num feriado
- Com que idade levar as crianças à Bonito, Mato Grosso do Sul
- Guia completo para visitar Lençóis Maranhenses: Dicas e roteiro essencial
- O que fazer em Pirenópolis: ecoturismo e história no interior de Goiás
Neste post, você vai encontrar:
ToggleQual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?
A melhor época para visitar Lençóis Maranhenses é entre maio e setembro, quando as lagoas estão cheias e perfeitas para banho.
Tive a oportunidade de visitar Lençóis Maranhenses duas vezes, ambas durante o mês de julho (e pretendo visitar muitas outras vezes, só preciso de tempo e dinheiro rsss). A paisagem estava linda e as lagoas perfeitas para nadar.
No entanto, a época das lagoas cheias é também a alta temporada. Nas lagoas em si, isso não é um problema, pois são tantas lagoas e tanto espaço que dificilmente haverá aquela sensação de muvuca, como ocorre em algumas praias badaladas do nordeste. Mas nas cidades, principalmente em Barreirinhas, pode haver certa lotação nos hotéis e restaurantes. A dica, então, é reservar hospedagem com antecedência, e ter um pouco de paciência, e flexibilidade, na cidade.
Se você prefere evitar grandes movimentações e pegar preços mais camaradas, os meses de maio e setembro são ótimos.
.
Como Chegar aos Lençóis Maranhenses
Chegar aos Lençóis Maranhenses não é tão complicado quanto parece, mas requer um certo tempo e algum planejamento.
O aeroporto mais próximo dos Lençóis Maranhenses é o aeroporto de São Luís (SLZ), na capital do Maranhão. De São Luís, você precisará de um deslocamento terrestre para as cidades que dão acesso ao parque. Há duas opções:
Ônibus: pelo que pesquisei na época em que viajei, há saídas diárias para Barreirinhas da rodoviária de São Luís, a viagem dura cerca de 5 horas.
Transfers em grupo ou privativos: nas duas vezes que fui a Lençóis, optei pela praticidade de um transfer. Na primeira vez, a pousada em que estávamos hospedados em São Luís (Pousada Portas da Amazônia) nos reservou um transfer em carro privativo para Barreirinhas; na segunda vez fomos em micro-ônibus para Santo Amaro. Para qualquer uma dessas cidades, o tempo é mais ou menos de 4 horas, e há uma parada no caminho para lanche e banheiro.
Também é possível chegar em Lençóis a partir do Aeroporto de Parnaíba, no Piauí, fica a cerca de 180km de distância.
.
Onde se Hospedar nos Lençois Maranhenses
Diferente de muitos destinos turísticos, Lençóis Maranhenses ainda mantém uma atmosfera relativamente simples, sem grandes resorts ou festas agitadas. Decidir onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses é uma parte importante do planejamento da sua viagem, que pode impactar significativamente sua experiência.
Há três cidades principais que servem de base para explorar a região: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Cada uma delas oferece uma vibe diferente, e conta com variadas opções de hospedagem.
.
Barreirinhas: a principal base turística
Barreirinhas é a maior cidade da região e a que tem a melhor infraestrutura. Lá o que não falta são pousadas, e há várias opções de restaurantes e um comércio que, se não é sofisticado, ao menos atenderá todas as suas eventuais necessidades.
Na primeira vez que fui a Lençóis, fiquei 5 noites hospedada na Pousada Toca dos Aventureiros, uma pousada às margens do Rio Preguiças, com um quarto excelente para 4 pessoas. Dá para ir a pé até o centrinho mas, como é uma boa caminhada, a pousada oferece o transporte ao longo do dia.
Outras opções que havia pré-selecionado são a Encantes do Nordeste, com chalés charmosíssimos e uma piscina linda, e a Portal do Sol Lençóis Pousada, também às margens do rio mas um pouco mais afastada do centrinho.
Se você é do time resorts, a melhor opção por lá é Porto Preguiças Resort, mas já vou adiantando que, ainda que uma piscina depois de um dia de aventura seja ótima, acho completamente desnecessário se hospedar em resort quando se tem todos os Lençóis Maranhenses à sua disposição.
A desvantagem de se hospedar em Barreirinhas é a distância que a cidade fica da entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. É necessário cruzar o Rio Preguiças de balsa – prepare-se para longas filas, principalmente no fim do dia – e rodar uns 30 minutos por estradas de terra até chegar à entrada do Parque.
.
Atins: para uma experiência rústico-chique no litoral
Pequena vila de pescadores à beira-mar, Atins conta com uma atmosfera rústica e tranquila. No entanto, exatamente esse charme autêntico tem tornado Atins famosa entre o pessoal mais descolado, o que inevitavelmente acaba dando uma certa inflacionada no local (leia-se: tudo caro).
Atins também é um ótimo ponto para praticar kitesurf, se isso estiver no seu radar.
Entre as melhores opções estão a Vila Aty Lodge, Pousada Eureka e a Pousada Lagoa do Vento. Se quiser a exclusividade de uma casa, a Casa Buriti parece de um bom gosto sem tamanho, e está muito bem avaliada nas plataformas.
.
Santo Amaro: proximidade às lagoas mais lindas
Por fim, temos Santo Amaro, com uma estrutura bem mais simples que Barreirinhas, mas que oferece um acesso privilegiado a algumas das lagoas mais deslumbrantes dos Lençóis Maranhenses. Santo Amaro fica exatamente ao lado do parque; em menos de cinco minutos você já estará curtindo as melhores lagoas da região.
Nas duas vezes em que fui a Santo Amaro, fiquei na Pousada Quintal de Areias, uma pousada pequena e deliciosa, com apenas 4 quartos e atendimento nota dez.
Outras boas dicas são a Pousada Rancho das Dunas e a lindíssima Villa Malié.
.
Principais atrações e o que fazer nos Lençóis Maranhenses
Tive a sorte de visitar Lençóis duas vezes. Na primeira, passei uma semana entre Barreirinhas e Santo Amaro; na segunda, aproveitei 4 dias em Santo Amaro. É, sem dúvida, meu destino “de praia” favorito no Brasil e um lugar verdadeiramente único no mundo.
Coloquei “de praia” entre aspas pois, obviamente, Lençóis Maranhenses não é praia, mas tem aquela vibe de praia, férias de verão, sol, calor, nordeste, água, areia, enfim, tem tudo que as melhores praias do nordeste oferecem, com uma grande vantagem: a água doce cristalina!
Eu amei a experiência de nadar nas lagoas; um mergulho nelas dá de mil a zero num mergulho em qualquer praia.
Além disso, as lagoas costumam ser bem rasas e não há correnteza, o que faz com que Lençóis Maranhenses seja uma excelente opção para viajar com crianças.
Depois de ir à Lençóis, eu só continuo indo para praias porque, morando em São Paulo, infelizmente não rola passar o fim de semana em Lençóis…
Mas além das lagoas, há uma variedade de atividades para todos os perfis de viajantes, desde quem busca aventura até quem quer só relaxar e curtir a paisagem. Confiram:
.
Dunas e Lagoas
Afinal de contas, curtir as lagoas e dunas foi a principal razão que te trouxe aos Lençóis Maranhenses, certo?
São tantas lagoas, mais tantas mesmo, que eu posso te recomendar algumas, mas você certamente encontrará outras, tão lindas quanto.
Não se apegue muito aos nomes das lagoas. Confie no seu guia: ele saberá quais as melhores lagoas para visitar naquele momento. Dependendo da época do ano, e do ano, uma lagoa pode estar melhor, ou pior, que aquela que eu fui, ou que seu colega curtiu, ou que a influencer do Intagram tirou aquela foto maravilhosa.
Enfim, aqui estão algumas sugestões:
.
Lagoas acessíveis a partir de Barreirinhas:
- Lagoa Azul: Uma das mais visitadas, com águas incrivelmente claras, perfeita para nadar e relaxar. Não deixe de subir a duna que cerca a lagoa – a vista lá de cima é impressionante!
.
- Lagoa Bonita: A subida até o topo da duna por uma escadaria de madeira é uma pequena aventura, e a vista lá do alto é uma das mais espetaculares que vi em todos Lençóis, e onde eu tirei uma foto das minhas filhas que hoje está na minha sala de estar!
.
- Lagoa do Peixe: Menos movimentada, essa lagoa é ideal para quem quer um pouco mais de tranquilidade.
.
,
Lagoas acessíveis a partir de Santo Amaro:
.
- Lagoa da Gaivota: Uma das maiores e mais impressionantes da região, com fácil acesso e usualmente visitada em um passeio de meio-dia.
,
- Lagoa das Emendadas: outra lagoa que dá para visitar num passeio de meio-dia. A caminhada até lá passa por várias pequenas lagoas e dunas, cada uma mais linda que a outra.
,
- Circuito Betânia: um dos meus preferidos, é um passeio de dia inteiro por lagoas belíssimas e com almoço num vilarejo.
,
- Ponta Verde: também passeio de dia inteiro, com parada em diversas lagoas.
.
- Rancharia: um dos passeios mais longos, inclui um trecho em barco por uma lagoa com vegetação em uma paleta de cores mais lindas que já vi.
.
.
Como são os passeios pelas dunas e lagoas de Lençóis Maranhenses
Todos os passeios no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são guiados em veículos off-road adaptados às dunas. Você pode agendá-los com antecedência pela internet, ou ao chegar na cidade em que se hospedará; em todas elas há agências que oferecem os passeios. No geral, os passeios são bem parecidos, o que varia é a quantidade de pessoas (compartilhado ou privativo) e o nível de conforto oferecido pelo prestador.
Os passeios de meio-dia costumam ser das 9hs às 12hs, ou saindo as 14h30 e retornando após o por-do-sol, que é as 18hs, com pequena variação ao longo do ano; os passeios de dia inteiro usualmente saem as 9hs e retornam após o por-do-sol.
Em Santo Amaro, fizemos nossos passeios com o guia Junior Bolota, recomendo de olhos fechados, fone (98) 8506-4490.
.
Passeio noturno pelas dunas
Em qualquer das bases que você utilizar para visitar Lençóis Maranhenses é possível fazer o passeio noturno pelas dunas, com possibilidade de observar um dos céus mais lindos do país.
.
Passeio de quadriciclo
Na primeira vez que fomos a Lençóis, fizemos o passeio de quadriciclo pelos pequenos lençóis, uma área externa ao Parque Nacional, mas igualmente bela.
É um passeio de dia inteiro que sai de Barreirinhas, com algumas paradas para banho e fotos ao longo do percurso e uma parada para almoço. Vão até duas pessoas por veículo e não é preciso experiência: os guias dão as instruções sobre como manejar o veículo ali na hora. Confesso que fiquei um pouco apreensiva, até porque estava levando minha filha de 8 anos na garupa, mas foi uma aventura incrível, um dos passeios que elas mais curtiram na viagem. Logicamente, somente maiores de 18 anos podem dirigir o quadriciclo.
Em Santo Amaro e Atins também há passeios semelhantes.
.
Passeio de boia-cross pelo Rio Formigas
Cansado de visitar dunas e lagoas e dunas e lagoas e dunas e lagoas? Sim, eu sei, é difícil cansar, mas às vezes é bom dar uma variada, não?
O passeio de bóia-cross pelo Rio Formigas é uma ótima pedida para variar o cenário e a dinâmica da sua visita à Lençóis Maranhenses.
Fizemos esse passeio a partir de Barreirinhas, na primeira vez que visitamos Lençóis.
A bordo de enormes boias individuais que mais se assemelham a câmaras de pneus (pois o são), você vai relaxar descendo suavemente com a correnteza, acompanhando o movimento do rio por manguezais, palmeiras, matas e comunidades ribeirinhas.
Não considero um passeio imperdível, mas foi um passeio delicioso e exclusivo, em que você realmente tem aquela sensação de estar fora do roteiro turístico batidão, em contato com a natureza e a vida local.
.
Bate e volta a Atins
Fomos a Atins fazendo um bate-e-volta a partir de Barreirinhas. Na época, optamos por não nos hospedar lá, pois com apenas uma semana em Lençóis, resolvemos focar em apenas duas cidades como base para os passeios.
É um passeio que tem tudo de bom: visitamos uma lagoa pela manhã, chegamos em Atins próximo ao horário do almoço, com tempo para comer e aproveitar a praia, observando o movimento do kitesurfing. Na volta, ainda paramos em mais uma lagoa.
.
Revoada dos guarás
Um dos passeios mais incríveis dos Lençóis Maranhenses é a revoada dos guarás, onde é possível observar centenas desses pássaros, com sua plumagem vermelha, voando em sincronia ao pôr-do-sol.
A principal base para realizar esse passeio é a partir de Barreirinhas, mas nós o fizemos a partir de Santo Amaro, na segunda vez que visitamos Lençóis. Nosso guia nos levou de carro até a cidadezinha de Primeira Cruz, onde pegamos um barco até a foz do rio, curtimos um pouco a praia, e depois navegamos até o ponto em que os guarás se concentram para passar a noite.
Como a maré estava baixa, ficamos a uma boa distância das árvores em que os pássaros se aninham, mas mesmo assim a experiência foi inesquecível. Se você der sorte de ir na maré alta e conseguir chegar perto das árvores, tenho certeza que será uma das melhores experiências da sua viagem.
.
Sobrevoo dos Lençóis Maranhenses
Por fim, para quem deseja uma perspectiva completamente diferente e inesquecível, o dos Lençóis é uma das experiências mais impressionantes que você pode ter. Infelizmente não foi pro nosso bolso, mas se você puder, não deixe de incluir esse passeio no seu roteiro e me conte se não foi a cereja do bolo da viagem aos Lençóis Maranhenses.
É possível fazê-lo de helicóptero a partir de Santo Amaro, ou de helicóptero ou avião a partir de Barreirinhas.
.
Roteiros sugeridos
Estive duas vezes em Lençóis, na primeira fiquei 7 dias, na segunda apenas 5. Aqui estão os roteiros que fiz, e ao final uma sugestão para 10 dias em Lençóis.
.
Roteiro de 4 ou 5 dias em Lençóis Maranhenses
Se você tem poucos dias para ficar em Lençóis, recomendo escolher uma única cidade, para evitar perder tempo em deslocamento entre elas. Minha opção foi Santo Amaro, mas qualquer uma das três será legal, veja a que mais se adequa ao seu perfil.
Dia 1: Chegada em São Luis do Maranhão e transfer à Santo Amaro.
Se você chegar em Santo Amaro antes das 13hs, é possível fazer um passeio de meio-dia pelas lagoas; sugiro a Gaivotas, América ou Emendadas.
Caso você chegue mais tarde, talvez dê tempo de fazer o passeio da revoada dos guarás. Foi o que fizemos na segunda vez que visitamos Lençóis: chegamos em Santo Amaro a tempo de almoçar e pegar o passeio, que saiu da nossa pousada as 15hs.
Dias 2, 3 e 4: são 3 dias para curtir as lagoas. Nossas escolhidas foram os circuitos de Ponta Verde, Betânia e Rancharia, todos esses passeios de dia inteiro. A dinâmica é semelhante: saindo as 9h00 da pousada, pela manhã paramos em uma ou duas lagoas, depois seguimos para almoço caseiro delicioso em algum restaurante de vilarejos ribeirinhos, a tarde curtimos mais uma lagoa e por fim um por do sol nas dunas.
Caso você só tenha 4 dias, dependendo do horário de sua partida ainda é possível fazer um passeio de meio-dia pela manhã e seguir a tarde a São Luis ou ao seu próximo destino.
Dia 5: retorno à São Luis do Maranhão e voo para casa.
.
Roteiro de 7 dias em Lençóis Maranhenses
Com uma semana em Lençóis, é possível (e eu recomendo) dividir o tempo entre duas das três cidades que cercam o parque. Na primeira vez que fui a Lençóis, escolhi Barreirinhas e Santo Amaro, mas você pode fazer o mix-and-match de acordo com suas preferências.
Dia 1: Chegada a São Luis do Maranhão e transfer à Barreirinhas.
Caso você chegue em Barreirinhas antes das 13hs, é possível fazer um passeio à tarde. Foi o que fizemos em nossa primeira vez nos Lençóis, chegamos a tempo de pegar o tour para Lagoa Bonita, retornando a Barreirinhas após o por-do-sol.
Dias 2: passeios pelas lagoas de Barreirinhas até Atins.
Dia 3: passeio de quadriciclo pelos Pequenos Lençóis.
Dia 4: pela manhã, passeio de bóia-cross pelo Rio Preguiças (ou um passeio de meio-dia a alguma lagoa, como a Lagoa Azul), à tarde transfer para Santo Amaro.
Dias 5 e 6: passeios pelas lagoas de Santo Amaro. Para passeios de dia inteiro, recomendo Ponta Verde, Betânia e Rancharia; para passeios de meio-período, Gaivotas, América ou Emendadas.
Dia 7: retorno a São Luís do Maranhão.
Caso você tenha mais um dia, recomendo fazer mais um passeio de dia inteiro pelas lagoas em uma das duas cidades.
.
Roteiro de 10 dias em Lençóis Maranhenses
Com dez dias, é possível fazer tudo que sugiro para 7 dias, e ainda curtir mais 3 dias em Atins.
.
O que levar na mala para Lençóis Maranhenses
Prepare-se para o sol e calor: o clima nos Lençóis é quente e ensolarado durante o ano inteiro.
Não há sombra nas dunas! Em alguns passeios, principalmente a partir de Santo Amaro, é permitido levar guarda-sol e cadeira, então certifique-se com seu guia se esses itens estarão à sua disposição.
Roupas leve e confortáveis são essenciais. Pense em camisetas com proteção solar, shorts e roupas de banho.
Deixe os sapatos e tênis no hotel – ou em casa – pois a melhor forma de caminhar nas duas é descalço, e nas vilas é de chinelo.
Não se esqueça de levar um chapéu ou boné, óculos de sol e muito protetor solar. Uma toalha de secagem rápida também é válida.
E sempre vale a recomendação: viaje leve! Curtir Lençóis não requer muito.
.
Espero que essas dicas sejam úteis, e que você curta Lençóis Maranhenses tanto quanto eu curti. Cada duna, cada lagoa, cada vila tem algo de especial para oferecer. É o tipo de viagem que te faz valorizar a simplicidade da natureza. Se você, assim como eu, adora sentir o poder da natureza em sua forma mais pura, os Lençóis Maranhenses são o destino ideal.
.
Todos os nossos posts sobre viagens no Brasil, vem conferir e partiu conhecer mais do nosso país:
- Amazônia Brasileira – Como conhecer a floresta em Novo Airão
- O que fazer em Alter do Chão, Pará
- O que fazer na Chapada dos Guimaraes, Mato Grosso
- Os melhores passeios para fazer Bonito em um feriado de 4 dias
- Tudo que você precisa saber para visitar Bonito num feriado
- Com que idade levar as crianças à Bonito, Mato Grosso do Sul
- Guia completo para visitar Lençóis Maranhenses: Dicas e roteiro essencial
- O que fazer em Pirenópolis: ecoturismo e história no interior de Goiás
.
Confira todos os nossos posts sobre viagens na América Central e do Sul:
- O que fazer em 3 dias em Bogotá
- O que fazer em Cartagena – Colômbia
- Como visitar o Parque Nacional Tayrona – as mais lindas praias da Colômbia continental
- O melhor da Colômbia – Roteiro de 12 dias
- Guatemala – Roteiro de 10 dias
- El Calafate e Glaciar Perito Moreno – o melhor da Patagônia Argentina
- O melhor de Ushuaia – roteiro de 4 dias para primavera e outono
- Expedição fotográfica em Torres del Paine, na Patagonia Chilena
- Uma semana em Belize – Roteiro completo
- O que fazer em Belize – o melhor de San Ignacio, Caye Ambergris e Caye Caulker
.
Ainda não garantiu seu seguro viagem? Clique aqui e já faça sua cotação.
Curtiu essas dicas? Então segue a gente:
Instagram @danae_explore
Pinterest @danaeexplore
Comentários ou dúvidas? Deixe seu comentário aqui ou, se preferir, lá nas redes sociais! Adoro conversar sobre viagens 😉
.
Agora depois desse monte de dicas show, SALVE ESSE PIN na sua conta do PINTEREST, para você encontrar esse post com o guia completo para visitar Lençóis Maranhenses: quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer, sempre que precisar!