Guia Chapada dos Veadeiros: melhores cachoeiras, hospedagens e muitas dicas

Mulher sorridente com chapéu e óculos escuros posa em mirante com vista para uma cachoeira alta e estreita (Saltos do Rio Preto) cercada por vegetação na Chapada dos Veadeiros.

Quem me acompanha aqui ou lá no Instagram @danae_explore já tá ligado que não desperdiçamos nenhuma oportunidade de viajar, né?

Então junta feriado escolar + passagens aéreas em conta para Brasília = partiu Chapada dos Veadeiros. Lá ficam, na minha opinião, as cachoeiras mais bonitas do mundo! Sim, você leu certo: do mundo!

Já curtimos cachoeiras em lugares como Laos, Costa Rica, Argentina e Estados Unidos, mas nenhuma chega aos pés da Chapada dos Veadeiros. As cachoeiras são espetaculares, a água é uma delícia, o clima é agradável o ano inteiro e a estrutura turística é excelente, com pousadas aconchegantes, restaurantes charmosos e trilhas para todos os níveis, das mais leves às mais desafiadoras.

Por falar em cachoeiras, outro destino épico é a Chapada das Mesas, no Maranhão, que visitamos num feriado de Carnaval. E não posso deixar de mencionar a Chapada dos Guimarães, que, além de excelentes cachoeiras, arrasa nos mirantes e cavernas.

Antes de mais nada, me segue no Instagram @danae_explore – lá você acompanha minhas viagens, pega muitas dicas e pode me mandar uma DM sempre que quiser! Amo falar sobre viagens ✈️🧳🌎

Então bora lá que aqui tem o guia completo da Chapada dos Veadeiros!


Todos os nossos posts sobre viagens no Brasil, vem conferir e partiu conhecer mais do nosso país:


Visão geral da Chapada dos Veadeiros

📍 Onde fica: no norte de Goiás, a cerca de 250 km de Brasília.
🕓 Quando ir: o ano inteiro! Época seca de maio a setembro; chuvosa de outubro a abril.
📆 Quantos dias ficar: entre 3 e 6 dias.
🏠 Onde se hospedar: Alto Paraíso de Goiás, São Jorge ou Cavalcante.
🌳 O que fazer: trilhas, mirantes e cachoeiras.
🚗 Como se locomover: alugue um carro (não precisa ser 4×4).

Para alugar carro, sempre uso o site RentCars, é onde normalmente encontro as melhores opções, e com o cupom DANAE ainda rola mais 5% de desconto. Bora?

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Três cidades podem ser usadas como base para visitar a Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso de Goiás, São Jorge e Cavalcante. A escolha depende do que você busca na viagem e quais as principais cachoeiras que quer visitar. Já estivemos duas vezes na Chapada, na primeira ficamos em São Jorge e na última em Alto Paraíso, e adoramos ambas!
.

Alto Paraíso de Goiás

Apesar de pequena, Alto Paraíso de Goiás é a cidade com melhor estrutura da região. Tem ótima oferta de pousadas, bons restaurantes e várias lojinhas. É a mais próxima de Brasília, o que é um ponto bastante relevante caso você vá de avião e tenha poucos dias por lá – são 235 km a partir do aeroporto, levamos cerca de 3h30 para fazer o trajeto.
.

Onde se hospedar em Alto Paraíso de Goiás

Nesta segunda vez que fomos à Chapada, conseguimos uma promoção da Vila Toá e, vou te contar, a pousada é maravilhosa!

A Pousada Vila Toá fica no alto de uma colina, com uma vista linda do vale e da cidade, e uma piscina de borda infinita para se sentir no paraíso. Os quartos são de ótimo tamanho; o banheiro tem o vaso separado do chuveiro e da pia, o que achei uma excelente ideia. Café da manhã é daqueles de sair rolando, com buffet e opções à la carte (incluídas na diária).

Optamos por jantar lá uma noite e estava delicioso. Aliás, o restaurante fica num “cubo” de vidro com vista da piscina e o vale, dá vontade de ficar lá só apreciando o visual. E, para arrematar, dezenas de araras passam lá duas vezes ao dia para se alimentar (no meu insta @danae_explore tem um vídeo, dá uma olhada). Recomendo muito!

Outra pousada excelente em Alto Paraíso é a Casa da Lua Pousada, com quartos ótimos, atendimento excelente e café da manhã com itens regionais.

Também havia cogitado a Pousada Recanto da Grande Paz, que tem a vantagem de estar a uma curta distância da rua central de Alto Paraíso, onde ficam concentrados os restaurantes e lojinhas.

Para quem busca opções mais econômicas, a Pousada Paraíso me parece uma escolha certeira, a uma quadra da rua principal e com quartos ótimos. Vale também avaliar a Pousada Araras, com ótimo custo-benefício.

Confira disponibilidade e preços aqui 👇🏻

 

São Jorge

São Jorge é a porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. É uma vila minúscula, no melhor estilo “duas ruas”, com aquele charme rústico e descolado que muitos lugares tentam imitar. Fica a 270 km do aeroporto de Brasília e é a melhor pedida para quem quer explorar o Parque (e as atrações da região) sem desperdiçar tempo na estrada.
.

Onde se hospedar em São Jorge

Na primeira vez que fomos à Chapada, ficamos em São Jorge, na @morada_de_jorge, uma casa bem simpática logo na entrada da cidade, estávamos em sete pessoas e nos atendeu bem, com excelente custo-benefício. Ao lado dela, está a Pousada Egrégora, que parece uma excelente opção para quem prefere um local charmoso, com café da manhã e atendimento.

Se você busca algo único, a melhor pousada em São Jorge me parece ser a Sabai Pousada Boutique, que, além dos quartos impecáveis e atendimento primoroso, também conta com uma piscina com vista para a Chapada. Fica a alguns metros da rua central do vilarejo, onde estão todos os restaurantes e lojinhas. O Baguá Bangalôs é outra opção no mesmo estilo, ou seja, sensacional! A Pousada Alecrim do Campo tende a ser um pouco mais econômica, mas igualmente fantástica.

Se você estiver com orçamento apertado, dê uma olhada no Ypê Hospedagem, com quartos básicos, mas que suprem o necessário, e na Hospedaria São Jorge, ambos bem na região central da vila.

Cavalcante

Das três cidades, Cavalcante é a mais afastada, fica a 322 km do aeroporto de Brasília e, infelizmente, é a única que ainda não conheço. É ali perto que fica a famosa Cachoeira de Santa Bárbara, de águas azul-turquesa, que alguns consideram a mais bonita do Brasil.
.

Onde se hospedar em Cavalcante

Na próxima vez que eu for à Chapada, me hospedarei em Cavalcante. Uma opção que já favoritei aqui é a Pousada Vilas Boas, uma espécie de casa-container com uma pequena cozinha, bem próxima à cidade. Mas meu desejo mesmo é ficar no Majulê Ecolodge, que é o sonho em forma de pousada no cerrado, clica e me diz se não😉

As opções mais econômicas em Cavalcante são a Pousada da Ana e a Pousada Toca da Raposa. Há também várias opções de casas de temporada e chalés (dê uma olhada nesse link), mas a impressão que tive é que Cavalcente, das três, é a cidade que tem menos opções de hospedagem.
.

Outro destino que conhecemos e amamos em Goiás é Pirenópolis: uma cidade histórica, repleta de restaurantes e pousadas charmosas e rodeada por dezenas de cachoeiras. Confira nosso post aqui!

.

Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

Organizei as cachoeiras por localização: as próximas a Alto Paraíso, as que ficam nos arredores de São Jorge e as de Cavalcante. Mas dá numa boa para visitar as cachoeiras de Alto Paraíso se hospedando em São Jorge e vice-versa. Já as cachoeiras de Cavalcante ficam mais afastadas, dá para visitar se você estiver em Alto Paraíso, mas de São Jorge fica bem distante.

Para cada uma, indico o nível de esforço da trilha, numa avaliação comparativa super subjetiva com base na minha experiência. O valor do ingresso em cada atração varia, de R$ 40 a R$ 80 por adulto (valores de out/2025); poucos lugares concedem meia-entrada. Se tiver alguma dúvida, só me chamar lá no Instagram @danae_explore que conversamos.

O acesso a todas as cachoeiras é por estrada de chão, porém em boas condições. Fomos com carro alugado (use esse link e cupom DANAE para os melhores preços) e não tivemos problemas.
.

Cachoeiras próximas a São Jorge

Vale da Lua

Trilha 🥾 600 metros
Dificuldade – muito fácil
Uma das atrações mais famosas e mais visitadas da Chapada. A trilha curta e fácil leva a um cenário de outro planeta, com formações rochosas e poços naturais perfeitos para banho e um visual lindíssimo das escarpas da Chapada ao fundo. Costuma ficar bem cheia nos feriados e nos fins de semana.

Vale das Pedras

Trilha 🥾 200 metros
Dificuldade – muito fácil
Fica dentro de uma pousada simples. Perto do estacionamento tem a Prainha, com um poço lindo, ótimo para crianças. Depois uma pequena trilha leva a outra piscina e mais adiante há um mirante dos cânios (não chegamos a ir neste, mas dizem ser lindo).

Cachoeira do Segredo

Trilha 🥾 3,5km cada sentido
Dificuldade: fácil
Apesar de relativamente longa, a trilha é bastante fácil, em sua maior parte plana, com um certo desnível no trecho final. Fomos com as crianças ainda pequenas e foi super de boa. Há uma parada no caminho em um trecho do rio que forma uma grande piscina, muito boa, e mais outros dois poços em que é possível nadar. Ao final da trilha, a visão da cachoeira é impressionante. São 80 m de queda d’água e um poço grande ótimo para banho.
.

Poço das Esmeraldas e Cachoeira Cordovil

Trilha 🥾 4,2 km
Dificuldade – fácil a moderado
Dentro do complexo há 4 pontos de visitação: Cachoeira do Cordovil (mais distante), Cachoeira do Encanto, Poço das Esmeraldas e Cachoeira do Rodeador (mais próxima). Trilha linda, muito bem sinalizada. Na época da seca as cachoeiras ficam bem fraquinhas. Aqui está o link do site oficial.

Cachoeira do Lajeado

Trilha 🥾 600m
Dificuldade – fácil
Há três poços para banho, fomos com as crianças em nossa primeira vez na Chapada. Na época seca costuma estar fechada, confira antes de ir.
.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Há três trilhas principais no Parque: azul, amarela e vermelha. Compramos os ingressos na hora, pelo site oficial do Parque, com 50% de desconto. Por ser outubro, mês das crianças, menores de 12 anos entravam grátis.
.

Trilha Amarela no Parque Nacional

Percurso 🥾 11 km ida e volta. Há a opção de pegar uma van na entrada do parque que reduz a trilha em 6km
Dificuldade – moderada

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fizemos a Trilha Amarela, que passa por lugares incríveis como o Mirante dos Saltos do Rio Preto, a Cachoeira do Garimpão, o Mirante e a Cachoeira do Carrossel e as Corredeiras.

Pegamos a van, que reduz bastante o percurso da trilha, porém alivia justamente na parte plana e mais fácil. Chegando no ponto final da van, seguimos por um trecho de cerca de 1,1 km com partes bastante íngremes até o Mirante dos Saltos do Rio Preto e depois até a Cachoeira do Garimpão. Na minha opinião, essa é a cachoeira mais bonita, com um poço gigantesco e delicioso para banho.

Retornamos morro acima até o ponto da van (o que dá cerca de 1 km), de onde seguimos por outra trilha de cerca de 1,3 km, passando pelo Mirante do Carrossel. Na época de seca, é permitido descer até os poços da cachoeira do Carrossel – pegamos a última semana em que esses poços estavam abertos para banho! A trilha continua até as Corredeiras, que são pequenas quedas d’água que formam piscinas naturais bem gostosas. De lá uma trilha curta e fácil de uns 300 m leva ao ponto para pegar a van na volta. Quem está sem van, dali até a entrada do Parque, são cerca de 3 km.

Abaixo está o PDF com o mapa dessa trilha (obtido no site oficial do Parque)
.

Trilha vermelha no Parque Nacional

Não fizemos, mas na próxima vez farei! Passa pelo Cânion II, onde se acessa um grande poço para banho no Rio Preto, e depois segue até a Cachoeira das Cariocas.
Percurso 🥾 11km ida e volta
Dificuldade – moderada
Abaixo o mapa da trilha, que pode também ser obtido no site oficial do Parque.
.

Trilha azul no Parque Nacional

A trilha leva a pequenos poços e cachoeiras no Córrego Preguiça, mas não está aberta no período da seca, que é de junho a outubro. Fomos justamente em outubro, então estava fechada.
Percurso 🥾 850 metros ida e volta
Dificuldade – fácil e plano.
No site oficial do Parque é possível obter o mapa da trilha.

.

Cachoeiras próximas a Alto Paraíso de Goiás

Loquinhas

Trilha 🥾 2km
Dificuldade – fácil
Conjunto de oito poços de águas verde-azuladas, ligados por passarelas de madeira. O acesso é super fácil e o visual, hipnotizante. Fica a cerca de 13 km de Alto Paraíso, por estrada de terra. Visitamos a Loquinhas nas duas vezes em que estivemos na Chapada; nesta última vez, em outubro, por ser fim da época seca, quase todas as cachoeiras estavam secas, mas a água dos poços estava absolutamente cristalina.

Cachoeira dos Cristais

Trilha 🥾 800m
Dificuldade – fácil a moderada
Pertinho de Alto Paraíso, dá para combinar com as Loquinhas no mesmo dia. São várias quedas pequenas, com poços ótimos para banho. É uma descida relativamente íngreme na ida e subida na volta. O local conta com um restaurante (recomendo mais para peticos) com vista linda da Chapada.
.

.

Almécegas I e II e São Bento

Trilha 🥾 800m + 400m
Dificuldade: Almecegas I – moderada; Almecegas II e São Bento – fácil
Dentro da Fazenda São Bento, as Cachoeiras Almécegas I e II são as mais bonitas da região. A trilha da Almécegas I tem cerca de 800 metros e é considerada moderada; a da Almécegas II é mais curta e o poço é perfeito para nadar. No mesmo complexo está a Cachoeira São Bento, de acesso super fácil; não fomos porque começou uma chuva muito forte, o rapaz da recepção falou que poderíamos voltar mais tarde no mesmo dia. mas desistimos.

Cachoeiras dos Anjos e Arcanjos

Trilha 🥾 1km + 800m para Arcanjos e + 400m para Anjos
Dificuldade: o trecho de 1 km é bem fácil, os outros trechos são de moderada a difícil
Foram as cachoeiras que mais gostei nesta última passagem pela Chapada dos Veadeiros. Ficam a uns 24 km de estrada chão de Alto Paraíso. A trilha começa fácil com um trecho praticamente plano de 1 km, mas para chegar a cada uma das cachoeiras o acesso é mais exigente, com pedras e trechos íngremes. As cachoeiras são lindas, com poços fundos e perfeitos para banho. Dá até para pular das pedras (mas sempre com cuidado!). Recomendo.

Catarata dos Couros

Trilha 🥾 6km
Dificuldade: moderada
Ainda não conheço, promete ser uma das mais impressionantes da região. Fica a 60 km de Alto Paraíso. A entrada é gratuita, mas é sugerida uma contribuição voluntária para os locais, que auxiliam no estacionamento improvisado. O circuito é composto pelas Cachoeiras da Muralha, Cachoeiras Almécegas 1000, Cachoeiras do Parafuso e Cachoeira do Buracão, todas reúnem várias quedas d’água, cânions, mirantes e formações rochosas que valem a pena a visita.
.

.

Cachoeiras próximas a Cavalcante

Cachoeira Santa Bárbara

Trilha 🥾 6km
Dificuldade: fácil
Dizem ser uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil. Ainda não a conheço, mas está no top 1 da minha lista para a próxima vez na Chapada.

Fica a 32 km de Cavalcante e 120 km de Alto Paraíso de Goiás. A trilha é fácil, mas é necessário acompanhamento por um guia local, já que está localizada na área de uma comunidade quilombola. O trajeto é feito em um pau de arara por cerca de 30 minutos, depois segue-se por uma trilha fácil ao longo de 1.7km até a cachoeira (segundo informações disponíveis no Google Maps). O tempo de permanência na cachoeira é limitado, mas dizem que mesmo assim está sempre lotada.

Há diversas outras cachoeiras na região de Cavalcante, porém, como ainda não fui para aqueles lados, não tenho informações suficientes para trazer aqui para o blog.


Dicas práticas para visitar a Chapada dos Veadeiros

Não é necessário contratar pacote ou fazer via agência de turismo, nem acompanhamento por guia. Obviamente, se você quiser contar com apoio desses profissionais, ótimo, procure indicações e certifique-se quanto à qualidade dos serviços.

Leve calçado próprio para trilha, roupa com proteção UV, chapéu, protetor solar, repelente e muita água. Uma fruta ou snack é sempre bem-vindo!

À noite, o clima pode esfriar, especialmente no inverno e nas meias-estações, então uma blusa leve é sempre bem-vinda.

A maior parte das cachoeiras tem estrutura simples, poucas contam com restaurante. Então é sempre bom planejar os horários para almoçar na cidade ou levar um lanche de trilha reforçado.

Ah, e não esqueça o ingresso para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que deve ser comprado com antecedência pelo site oficial. Nas demais cachoeiras, o ingresso é pago no local, usualmente com PIX ou dinheiro; poucos lugares aceitam cartão; quando não há sinal de celular, há wi-fi disponível.
.

Aqui estão os sites que sempre uso para planejar minhas viagens:
– 🛌 Hospedagem: Booking
– ☀️ Passeios: Civitatis & Get Your Guide
– 📱Chip de celular: e-SIM da Airalo – cupom DANAE2375
– 🚗Aluguel de veículos: RentCars – cupom DANAE
– ⚠️ Seguro-viagem: Real Seguros

Todos os nossos posts sobre viagens no Brasil, vem conferir e partiu conhecer mais do nosso país:

.
Curtiu essas dicas? Então me siga nas redes sociais:

Instagram @danae_explore 

Pinterest @danaeexplore 

Comentários ou dúvidas? Me chame lá nas redes sociais! Adoro conversar sobre viagens 😉

Agora depois desse monte de dicas show, SALVE ESSE PIN na sua conta do PINTEREST, para ficar fácil de encontrar esse post com todas as dicas para visitar a Chapada dos Veadeiros e suas cachoeiras!

.

Compartilhe a postagem:

Postagens relacionadas