Na nossa viagem de 3 semanas pelo Sudeste Asiático, passamos a virada no ano em Siem Reap, Camboja. Curioso para saber como foi?
Pois é, eu também estava muito curiosa. Enquanto planejava a viagem, bateu até aquela dúvida básica: será que comemoram o ano novo no dia 1º de janeiro? Vai que usam outro calendário, em que a virada de ano cai em outra data…
Se você chegou neste blog agora, pode estar se perguntando: mas porque essa pessoa escolheu justo Siem Reap para passar o Reiveillon?
Pois é, não escolhemos, simplesmente aconteceu de Siem Reap estar no nosso roteiro no dia de ano novo. Estávamos viajando em um grupo de 2 famílias – 4 adultos e 3 crianças – todos com uma vida absolutamente ordinária no Brasil, recheada por compromissos de trabalho e escola – e dias de férias contados na ponta do lápis.
Para maximizar o tempo disponível e fazer valer a pena uma viagem para um destino tão distante, aproveitamos os feriados de Natal e Ano Novo para ganhar uns dias extras de folga.
Ao decidir a ordem dos lugares a ser visitados (confira aqui o roteiro completo pelo Sudeste Asiático), calhou de Siem Reap ser alocado nessa etapa da viagem.
Tudo isso para dizer que ninguém do grupo tinha alguma preferência, ou dica, nem qualquer insider information, sobre o rolê de ano novo no Camboja. Foi puro acaso estar lá nesse dia.
Todos os nossos posts sobre destinos na Ásia, para te inspirar e ajudar a realizar seu sonho de viagem:
- Roteiro de 3 semanas pelo Sudeste Asiático – o melhor da Tailândia, Laos e Camboja!
- Siem Reap e Angkor Wat, os templos mais espetaculares do Camboja
- Como é passar o ano novo em Siem Reap, Camboja
- O que fazer em 3 dias em Luang Prabang
- Roteiro de 4 semanas pelo Japão
- Onde ficar em Tóquio
- Rota Alpina Tateyama Kurobe – como é a travessia dos Alpes Japoneses
- De Magome à Tsumago pela Rota Nakasendo, os mais lindos vilarejos do Japão medieval
.
.
Neste post, você vai encontrar:
ToggleQuando se comemora o ano novo no Camboja?
Como já comentei no post sobre Siem Reap & Angkor Wat, conhecemos um guia excelente no Camboja, que fala português e foi um dos responsáveis por nossa viagem nesse país ter sido espetacular.
Nosso guia, Samir, nos explicou que pelo calendário cambojano, o ano novo é comemorado nos dias 13 ou 14 de abril, numa celebração chamada Bon Chol Chhnam Thmei, que dura 3 dias. Essa data tradicionalmente marca o término da época da colheita e é o feriado mais importante do país.
Foi um balde d’água fria.
Mas o Samir também nos explicou que, seguindo a padronização mundial do calendário e tendo em vista os milhares de turistas que a cidade recebe (e dos quais é altamente dependente), há também a comemoração de ano novo na noite do dia 31 de dezembro. Ufa!
O pessoal lá não é bobo não, tem comemoração de ano novo ocidental, ano novo chinês e ano novo cambojano.
Pub Street é onde acontece a comemoração da virada em Siem Reap.
Ano novo na Pub Street, Siem Reap
Depois de um dia intenso visitando os templos de Angkor Wat (com direito a assistir o nascer-do-sol no templo, como contei na nossa saga em Siem Reap), a sonequinha a tarde foi mandatória para podermos enfrentar o rolê.
Chegamos na região da Pub Street ao redor das 21 horas e já estava lotada.
Música eletrônica a todo vapor, era praticamente impossível entrar na rua.
Conseguimos entrar por uma rua lateral, demos uma olhada mas logo saímos do meio da muvuca e ficamos andando pelas ruas ao redor.
Todas as ruas ao redor da Pub Street estavam fechadas para veículos e completamente dominadas pelos pedestres, a maior parte locais, mas também muitos turistas e algumas famílias com crianças.
.
Tinha barraquinhas de comidas para todos os lados e vendedores ambulantes de bebidas em todo canto, não foi difícil comprar cerveja gelada, tinha de U$0.50 e de US$1.00.
Na hora da virada, houve contagem regressiva nas caixas de som da Pub Street e a meia-noite houve chuva de bexigas azuis e vermelhas. Para nossa decepção, não houve queima de fogos. Não ouvi nenhum fogo de artifício, em nenhum local.
Após a virada a Pub Street continuou com ritmo frenético, mas as ruas ao redor começaram rapidamente a se esvaziar. Nós, cansados do longo dia turistando, não enrolamos muito e fomos logo para o hotel.
.
Onde se hospedar em Siem Reap
A melhor área para se hospedar em Siem Reap é próximo à Pub Street. Nos quarteirões ao redor dessa ruela estão todos os bares, restaurantes, agências de viagem, lojinhas de souvernirs e tudo mais que você pode precisar como farmácia, lavanderia, massagem, cassa de câmbio etc. etc. etc.
Ficamos no Golden Temple Hotel, o melhor hotel em que ficamos em toda nossa viagem ao Sudeste Asiático – e não foi o mais caro! Os quartos são ótimos, a piscina deliciosa, café da manhã fantástico, mas o que mais supreendeu foi o atendimento da equipe do hotel: simplesmente nota mil! Super atenciosos e prestativos, pró-ativos, nos ajudaram em absolutamente tudo e tudo saiu melhor do que esperávamos. Recomendo de olhos fechados.
Confira a disponibilidade dos hotéis e tarifas aqui:
.
.
Como se locomover em Siem Reap
Siem Reap é plana e super fácil para se localizar e transitar, e bastante segura.
Há o caótico transito com motos por todos os lados típico da Ásia, e as calçadas desafiadoras, mas em alguns dias você se acostuma.
Fizemos tudo a pé, exceto para ir ao Phare Circus e ao Museu Nacional de Angkor, que fomos de tuk tuk, e os passeios aos templos de Angkor, que fomos com van do tour. Nesse post conto em detalhes tudo que há para fazer em Siem Reap em 5 (ou menos) dias.
Quer saber mais sobre o Camboja? Aqui o post sobre o que fazer em Siem Reap e aqui o post com nosso roteiro completo de 3 semanas pelo Sudeste Asiático.
Todos os nossos posts sobre destinos na Ásia, para te inspirar e ajudar a realizar seu sonho de viagem:
- Roteiro de 3 semanas pelo Sudeste Asiático – o melhor da Tailândia, Laos e Camboja!
- Siem Reap e Angkor Wat, os templos mais espetaculares do Camboja
- Como é passar o ano novo em Siem Reap, Camboja
- O que fazer em 3 dias em Luang Prabang
- Roteiro de 4 semanas pelo Japão
- Onde ficar em Tóquio
- Rota Alpina Tateyama Kurobe – como é a travessia dos Alpes Japoneses
- De Magome à Tsumago pela Rota Nakasendo, os mais lindos vilarejos do Japão medieval
.
Ainda não garantiu seu seguro viagem? Clique aqui e já faça sua cotação.
Curtiu essas dicas? Então segue a gente:
Instagram @danae_explore
Pinterest @danaeexplore
Comentários ou dúvidas? Deixe seu comentário aqui ou, se preferir, lá nas redes sociais! Adoro conversar sobre viagens 😉
Agora depois desse monte de dicas show, SALVE ESSE PIN na sua conta do PINTEREST, para você encontrar esse post sobre essa experiência inusitada que é passar o ano Novo em Siem Reap, sempre que precisar!